Patricio Letelier (1943 - 2011)

O Prof. Patricio Anibal Letelier Sotomayor faleceu na madrugada da última quinta-feira, 9 de junho, em sua casa de Campinas, vítima de uma parada cardíaca fulminante, aos 67 anos de idade. Havia trabalhado normalmente até o dia anterior. Patricio era uma liderança indiscutível na área de Relatividade Geral e um Professor ativo e querido na Universidade. Esta morte, prematura e inesperada, pôs fim a uma longa carreira científica iniciada nos anos sessenta, quando Patricio concluiu seus estudos universitários na Universidade do Chile. Seu doutorado foi obtido na Universidade de Boston, em 1977. Em 1978, assumiu uma posição do Departamento de Física da Universidade de Brasilia, onde ficou até 1988, ano em que se transferiu para o Departamento de Matemática Aplicada da UNICAMP. Sua extensa e diversificada lista de publicações retrata bem suas atividades como um cientista plenamente realizado. Sua também extensa lista de estudantes e colaboradores demonstra sua enorme influência na Ciência do País e do mundo.

O site abaixo foi criado em honra de Patricio, para celebrar sua vida pessoal e científica, reunindo lembranças e depoimentos de seus amigos e colegas. O material coletado será passado a sua família: esposa, filha, filho e neta.