Dicas

Sobre o conteúdo de Cálculo I

Os tópicos abordados na disciplina de Cálculo I constituem as ferramentas básicas de todas as ciências exatas. Assim, o conteúdo desta disciplina é de fundamental importância ao curso dos estudos futuros. Por outro lado, fica difícil dentro da disciplina mostrar o uso prático destas ferramentas, sendo os exemplos muitas as vezes restritos a situações bastante simplificadas. É importante não se deixar enganar por esta discrepância e não subestimar a importância do aprendizado da matéria.

Sobre as dificuldades do Cálculo I

Os conceitos básicos ao Cálculo I não apresentam grandes dificuldades de entendimento para o/a aluno/a dedicado/a. Mesmo assim, a resolução de exercícios com conhecimentos de Cálculo I inclui um grande número de detalhes que podem dificultar o êxito. Desta forma, é muito fácil se enganar quanto ao seu estado de aprendizado e entendimento. A maneira mais fácil, mesmo que trabalhosa, de garantir sucesso na disciplina é resolver muitos exercícios.

Sobre o estudo do Cálculo I

Dada a situação de dificuldades nos detalhes dos exercícios, a melhor maneira de estudar Cálculo I se dá trabalhando em dois estágios: primeiro o estudo individual, tentando resolver um número razoável de exercícios referentes a uma determinada parte da matéria, e depoisa discussão em grupo dos resultados e dos erros cometidos, bem como dos exercícios não resolvidos. Sabemos que durante o ensino remoto a parte 2 fica um pouco prejudicada, mas ela pode ser feita pelo Google Meet. Aproveitem para se conhecerem, ainda que "virtualmente".

Sobre a disciplina de Cálculo I

A disciplina de Cálculo I apresenta os tópicos a serem abordados de forma comprimida, adicionando matéria nova a cada aula teórica. Sendo assim, é muito importante acompanhar o material apresentado com estudos próprios, sempre ficando "a altura do campeonato". Ficando duas ou três aulas atrás no entendimento prejudica bastante o acompanhamento das aulas, fazendo com que estas se tornem frustrantes e com o sentimento de que é tempo perdido. Uma possibilidade muito interessante é ler com antecipação o material previsto no cronograma para a próxima aula, para já estar preparado/a de fazer perguntas a respeito de um determinado assunto assim que ele for apresentado na aula teórica. Durante o ensino remoto, aproveite que muitas aulas são gravadas para poder recordar alguns assuntos sempre que achar necessário.

Sobre a estrutura da disciplina

A disciplina de Cálculo I é organizada em três partes. Nas segundas e quartas-feiras, haverá aulas teóricas, que explicam o porquê dos assuntos abordados. Nas quintas ou sextas-feiras, haverá aulas de exercícios, que explicam como os problemas são resolvidos com as ferramentas introduzidas nas aulas teóricas. Todos os dias entre 12 e 14 hs e das 18 às 19 hs haverá atendimento por parte dos PEDs, onde haverá oportunidade de tirar dúvidas. Como estamos no meio de uma pandemia e com aulas presenciais suspensas, todas estas atividades serão online, pelo Google Meet.

Sobre o conteúdo das provas

Tradicionalmente, no ensino presencial, as provas de cálculo custumam ter duração de 1:40 h. Durante o ensino remoto, estamos colocando provas de 2h de duração, acrescido de um tempo extra de 30 min para coisas burocráticas: baixar a prova, escanear, enviar novamente, etc - e sempre aparecem problemas nestes momentos.

As provas consistem usualmente de quatro ou cinco questões. Desta forma, é muito usual que uma questão trate de mais que um conceito aprendido, fazendo com que fique diferente dos exercícos do livro, que costumam reforçar somente o conceito tratado na referente seção. Sendo assim, recomenda-se treinar também mediante os exercícios das provas de semestres anteriores.

Sobre o ensino remoto

Estamos numa pandemia, e desde 2020, a Unicamp está utilizando no modo "Ensino Remoto Emergencial". Todas as disciplinas do IMECC estão sendo lecionadas de forma online. As aulas estão sendo ministradas pelo Google Meet e os docentes utilizam o Google Classroom ou o Moodle para organizar as atividades (listas, provas, trabalhos, etc) dos cursos.

A forma como as aulas estão sendo lecionadas, ainda mais considerando que a presença na aula síncrona não é obrigatória, força o aluno a ser protagonista no processo de ensino-aprendizagem. Tente montar uma rotina de estudos em casa. Sabemos que estudar em casa NÃO É O MESMO que estudar no campus, pois existem várias questões envolvidas (acesso à tecnologia, ambiente tranquilo para estudo, etc).

Em termos de realização de provas, pedimos que você seja honesto com o seu conhecimento e não cometa nenhum tipo de fraude. Não existe nenhum método 100% eficiente para "vigiar" a realização das atividades. Faça as atividades (listas, etc), participe das aulas dos PEDs e dos atendimentos, que com certeza você terá sucesso nesta disciplina. Não se preocupe com a nota, se preocupe em aprender a matéria! Os conhecimentos adquiridos neste curso serão muito úteis para você.

Estamos todos na torcida para que possamos retornar o mais rápido possível (com segurança!) para as aulas presenciais.