Dicas

Sobre o conteúdo de Cálculo I

Os tópicos abordados na disciplina de Cálculo I constituem as ferramentas básicas de todas as ciências exatas. Assim, o conteúdo desta disciplina é de fundamental importância ao curso dos estudos futuros. Por outro lado, fica difícil dentro da disciplina mostrar o uso prático destas ferramentas, sendo os exemplos muitas as vezes restritos a situações bastante simplificadas. É importante não se deixar enganar por esta discrepância e não subestimar a importância do aprendizado da matéria.

Sobre as dificuldades do Cálculo I

Os conceitos básicos ao Cálculo I não apresentam grandes dificuldades de entendimento para o(a) aluno(a) dedicado(a). Mesmo assim, a resolução de exercícios com conhecimentos de Cálculo I inclui um grande número de detalhes que podem dificultar o êxito. Desta forma, é muito fácil se enganar quanto ao seu estado de aprendizado e entendimento. A maneira mais fácil, mesmo que trabalhosa, de garantir sucesso na disciplina é resolver muitos exercícios.

Sobre o estudo do Cálculo I

Dada a situação de dificuldades nos detalhes dos exercícios, a melhor maneira de estudar Cálculo I se dá trabalhando em dois estágios: primeiro o estudo individual, tentando resolver um número razoável de exercícios referentes a uma determinada parte da matéria, e depoisa discussão em grupo dos resultados e dos erros cometidos, bem como dos exercícios não resolvidos.

Sobre a disciplina de Cálculo I

A disciplina de Cálculo I apresenta os tópicos a serem abordados de forma comprimida, adicionando matéria nova a cada aula teórica. Sendo assim, é muito importante acompanhar o material apresentado com estudos próprios, sempre ficando em dia com a matéria. Ficando duas ou três aulas atrás no entendimento prejudica bastante o acompanhamento das aulas, fazendo com que estas se tornem frustrantes e com o sentimento de que é tempo perdido. Uma possibilidade muito interessante é ler com antecipação o material previsto no cronograma para a próxima aula, para já estar preparado(a) para fazer perguntas a respeito de um determinado assunto assim que ele for apresentado na aula teórica.

Sobre a estrutura da disciplina

A disciplina de Cálculo I é organizada em três partes. Nas segundas e quartas-feiras, haverá aulas teóricas, que explicam o porquê dos assuntos abordados (consulte o(a) professor(a) responsável pela sua turma para saber como as aulas teóricas serão realizadas). Nas quintas ou sextas-feiras, haverá aulas de exercícios, que explicam como os problemas são resolvidos com as ferramentas introduzidas nas aulas teóricas. Todos os dias entre 12 e 14 hs e das 18 às 19 hs haverá atendimento por parte dos PEDs, onde haverá oportunidade de tirar dúvidas.

Sobre o conteúdo das provas

As provas consistem usualmente de quatro ou cinco questões. Desta forma, é muito usual que uma questão trate de mais que um conceito aprendido, fazendo com que fique diferente dos exercícos do livro, que costumam reforçar somente o conceito tratado na referente seção. Sendo assim, recomenda-se treinar também mediante os exercícios das provas de semestres anteriores.

Faça as atividades (listas, etc), participe das aulas dos PEDs e dos atendimentos, que com certeza você terá sucesso nesta disciplina. Não se preocupe com a nota, se preocupe em aprender a matéria! Os conhecimentos adquiridos neste curso serão muito úteis para você.

Veja mais dicas de como estudar Cálculo I no canal Fantástico Mundo Matemático do Prof. Régis Varão.